segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Sistema de escapamento

O sistema de escapamento é um conjunto de tubos e silenciadores que tem como principal função descarregar os gases de combustão do veículo. Ele é composto dos seguintes componentes  seguintes componentes Coletor de escape, Flexível, Sonda lambda, Catalizador e os Silenciosos.



Coletor de escape
O coletor de escape agrupa as várias saídas dos cilindros do motor que ligam ao escapamento, que por sua vez, elimina os gases resultantes da explosão. Após a deflagração do combustível no interior abre-se a válvula de escape quando da subida do pistão e a pressão obriga os gases queimados a saírem, sendo conduzidos pelo coletor de escape até o escapamento do motor.

Os coletores de escape costumam ser feitos de ferro fundido e, atingindo temperaturas de centenas de graus, são sensíveis ao derramamento de água proveniente de outros pontos do motor, podendo esta provocar o estalar do mesmo.



Flexível
Flexível fica localizado logo após o coletor de escape e tem como principais funções eliminar a rigidez do sistema de escapamento no veículo. O flexível evita a quebra precoce das outras peças que compõem o sistema e também atenua o ruído e vibrações.



Sonda lambda
A sonda lambda, sensor de oxigênio, sensor de O2, por vezes também chamado sensor EGO (do inglês exhaust gas oxygen), é um dispositivo que envia um sinal elétrico à injeção eletrônica do automóvel indicando a presença de oxigénio nos gases de escape, possibilitando o controle da quantidade de combustível a enviar para o motor.

Problemas ou travamento da sonda geralmente se manifestam com a oscilação da marcha lenta, perda repentina de potência e alto consumo de combustível em razão da mistura errada de ar/combustível, podendo também ser indicativo de outros problemas.



Catalisador
O catalisador é um conversor catalítico, formado por um núcleo cerâmico ou metálico, que abriga uma camada de metais nobres; uma manta expansiva, que funciona como um isolante térmico; uma cápsula ou carcaça metálica e as flanges (cones de entrada e saída).



Silencioso Intermediário
Ele reduz os ruídos (ondas sonoras de alta frequência), melhora o rendimento do motor e, consequentemente, auxilia na economia de combustível.



Silencioso traseiro
Completando as funções do silencioso intermediário, reduzindo ondas sonoras de baixa frequência.




São tantos componentes que talvez você nem soubesse que existia, por isso tem que ficar ligado, esse é um componente quase sempre esquecido que só lembramos dele quando ele fura causando barulhos, mais o problema não é só o barulho que vai incomodar a você e aos outros, e sim pelo fato dos motores de hoje em dia serem influenciados pela chamada taxa de contra-pressão dos gases, ou seja, o nível de gases que sai pelo sistema de exaustão dos carros. Se alguma peça do escapamento está danificada, sejam os canos ou os silenciadores, há uma mudança nessa taxa. A alteração pode provocar variações nos motores, principalmente falhas na marcha lenta, o que resulta em mais consumo de combustível.
Por isso galera, fiquem ligados nessa peça que fica escondida embaixo do carro!


OBS: Todo o conteúdo dessa matéria foi feito com base em pesquisas.

Garagem do Bellote TV: Mini Morris (motor 1.4 injetado, 105 cv)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Encontro Salvador Street Cars *



Dia 31 tem encontro do SALVADOR STREET CARS hein?!
Das 14 hrs as 17:00 hrs, no Jardim dos Namorados!
Prepare sua barquinha e vamos nessa!!

PROIBIDO SOM AUTOMOTIVO.
Dúvidas

terça-feira, 15 de julho de 2014

Ferramentas de Fasagem

Manutenção a medidas necessárias para a conservação ou permanência, de alguma coisa ou situação. Com isso se entende que quando vamos fazer a manutenção de um veiculo estamos garantindo a duração do conjunto.
Na manutenção é feito vários testes em componentes do veiculo para ter a certeza que tudo está funcionando corretamente, quando existe algum problema, logo tem que ser feita a troca da peça defeituosa para evitar futuras quebras.
Um dos componentes que devemos ter muita atenção é chamada de correia sincronizadora, ou mais popularmente de "correia dentada". A correia dentada tem que ser trocada quando o veiculo atinge uma certa quilometragem, a não troca deste componente acarreta sérios danos ao motor. Por ser um componente tão importante, não é de qualquer forma que é feita essa troca.

A troca tem que ser feita por mão de obra especializada e em alguns casos com o uso de Ferramentas de Fasagem, essas ferramentas são utilizadas para travar o comando de válvulas garantindo assim uma troca mais segura da correia sincronizadora. Lembre-se que em alguns casos temos que usar as ferramentas de fasagem junto com o relógio comparador para termos a certeza do Ponto Morto Superior, ou PMS.

Conjunto ferramentas de fasagem para Peugeot e Citroen 

Fasagem dos pistões

Eixo comando de válvulas motor Fire 8V 





Relógio comparador

Veja no manual do seu carro se ele usa correia, de quanto em quanto tempo é feita essa troca e se ele nessecita do uso dessas ferramentas.

Facebook
https://www.facebook.com/GasolinaNaVeia300?ref=hl




quarta-feira, 2 de julho de 2014

ENCONTRO SALVADOR STREET CARS

Então galera,devido a copa,São João e São Pedro, no mês de Junho não teve encontro...mas,para nossa alegria, esta confirmado a próxima data do encontro de equipes do Salvador Street Cars!
O evento acontecerá dia 20 de Julho as 14 hrs,no JARDIM DOS NAMORADOS!
Lembrando a todos,é PROIBIDO SOM AUTOMOTIVO!
No mais é isso,todos estão convidados,compartilhem e vamos fazer lota mais uma vez.
Att: Thiago Dantas
 

https://www.facebook.com/thyagodantasbuck
https://www.facebook.com/SsaStreetCars







quinta-feira, 22 de maio de 2014

Hellaflush?! O que é isso?!

Foi uma árdua luta mas conseguimos já pode rebaixar carro no Brasil, e agora ficou melhor está liberado também suspensão regulável. Bom, mais não viemos aqui para falar sobre isso e sim sobre ‘’Hellaflush’’, que na verdade é  deixar o carro com cambagem negativa.


Hellaflush surgiu em 2003, criado pela Fatlace. Com o objetivo de testar os limites do carro, ser ousado e chamar bastante à atenção, aos poucos o estilo foi crescendo e tomando tudo o mundo, hoje não é tão difícil ver carros com essa forma de modificação.



Garagem do Bellote TV: Citroën ZX Dakar

quinta-feira, 8 de maio de 2014

ENCONTRO BRASILEIRO ''SOM DE MALA''


2° ENCONTRO DOS PAREDÕES


Encontro de Equipes Salvador Street Cars


Vamos todos lá galera para o nosso próximo encontro que acontecera Domingo dia 25 de Maio a partir das 14:00 Hrs no Jardim dos Namorados.
Encontro entre amigos, reunião de diversas equipes de Salvador e Região, muito Carro Baixo e gente bonita.
E ai, vai perder esse evento?!

[ATENÇÃO]

Leiam com Atenção as Regras, pois quem desrespeitar será encaminhado as autoridades responsáveis, então por favor, vamos evitar esse tipo de constrangimento, lembrando é um Encontro para reunir os amigos e todos os apaixonados por carro Rebaixado, não um Campeonato!!!
 

https://www.facebook.com/SsaStreetCars

CALENDÁRIO 2014 AUTOMOBILISMO BAIANO

Aproveitando a solenidade de entrega dos troféus aos melhores do automobilismo, que aconteceu  na sede da União dos Municípios da Bahia, a Federação de Automobilismo divulgou o calendário oficial deste ano, cujas provas já começaram na cidade de Luis Eduardo Magalhães.

O calendário do automobilismo baiano para a temporada de 2014 vai trazer de volta as provas de velocidade na terra em diversas cidades do interior do estado. Ao todo, o campeonato terá seis etapas, o que deverá facilitar a presença de novos pilotos, aumento o grid.

No kart, as maiores dificuldades ficarão com os pilotos de Salvador, que perderam a pista do Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas e enquanto esperam a construção do novo espaço, vão ter que disputar as provas em Vitória da Conquista.

Na pista de Conquista também serão disputadas as etapas do Campeonato Baiano de RD 135 e do Regional de Sport 400, a tradicional Fórmula Honda.

Além da tradicional prova do Rallye do Batom, que esse ano chega a sua 22a. Edição, os amantes das trilhas terão mais três provas no mesmo formato, nas cidades de Vitória da Conquista, Luis Eduardo Magalhães e Juazeiro.//

Na temporada de 2014 a Bahia também terá mais uma prova da Stock Car, programada para setembro e logo após, a disputa do Festivalde Arrancada, que acontece tradicionalmente no retão da Stock Car.

Além disso, a Bahia também vai receber mais uma etapa da Copa Troller e a terceira Copa Brasil de Velocidade na Terra, que reúne pilotos de vários estados brasileiros.

A bandeirada de largada vai ser dada em várias modalidades esportivas e quem vai ganhar com isso são os pilotos e especialmente o público baiano, um verdadeiro apaixonado por provas de automobilismo.

Abaixo calendário com os eventos de 2014:







Fonte da matéria site da FAB- Federação de Automobilismo da Bahia

http://www.fabnet.com.br/?artigo=511

1° ENCONTRO DOS GIGANTES


SEGUNDO REBAIXE FEST



2º REBAIXE FEST - EM LAURO DE FREITAS.

DATA : 11.05.2014
HORÁRIO : 10 HORAS . 
LOCAL : ESTACIONAMENTO RESTAURANTE POPULAR.
MULHERES ATÉ 13 HORAS NÃO PAGA!

Informações : (71) 9247-4449 / (71) 8881-4465

JossyProduções & PegadaProduções.

MONTE GORDO PANCADÃO FEST


Por Dentro da Oficina 08 de Maio 2014 Corsinha, Marea, VTS, Palio

segunda-feira, 14 de abril de 2014

MEGA ENCONTRO SALVADOR STREET CARS!



ENCONTRO MENSAL SALVADOR STREET CARS - OFICIAL!
Dia 27 de ABRIL - DOMINGO dia <27>
‪#‎thyagossc‬ on instagram
Local: Jardim dos Namorados
Horário: Das 14:00 hrs as 17:30 hrs
Lembrando aos engraçadinhos de plantão, por gentileza sem som "ALTO", evitem problemas com a policia.
Som automotivo nos encontros, enche o saco! E ninguém curte. Fica a Dica!
[COMPARTILHEM]
Abraço a todos!

Por Dentro da Oficina 14 de Abril 2014 Palio, Gol, Saveiro e Stilo

Garagem do Bellote TV: Jaguar XFR

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Estilos de Personalização Automotiva

Bom tudo mundo que tem carro sempre quer fazer algo diferente, para deixar o carro com sua cara. Você coloca uma roda maior, altera a suspenção, coloca uma pintura diferente.. é muitas coisas a se fazer muitas opções vai de gosto pra gosto. Com essa vontade de ser diferente foram surgindo estilos de personalização que varia de continente para continente, de pais para pais, se o proprietário é militar ou surfista, é um leque muito grande foram determinando alguns estilos que fazem seu carro chamar a atenção por onde passa. 



Segundo especialistas, o DUB, uma das modalidades mais praticadas no Brasil. Por ser mais discreta,  sem grandes alterações no carro só com um bom sistema de som e rodas grandes assim essa modalidade caiu no gosto do brasileiro.
Agora vou citar alguns estilos e suas definições.

Hot Rods – São os carros clássicos personalizados. Normalmente, são carros dos anos 20 e 30, que utilizam motor V8, e tem a detalhada, em sua maioria, em chamas.

Dub – Começou com rappers norte-americanos, que utilizam rodas superiores a 20’’, em seus carros luxuosos. O estilo se popularizou e os automóveis ganharam rodasde 17’’ ‘a 20’’. Essa categoria utiliza o sistema de som para se tornar mais exclusiva.


Donk – Essa tendência começou nos anos 60, e transformava os veículos daquela época, com rodas enormes perto das 24’’, além de utilizarem pintura similar a dos Hot Rods.

Euro Style – São modelos com poucas modificações, a maior característica são as rodas desses veículos, exageradamente largas.

Low Rider – Criada pelos chicanos, apelido dos latinos estabelecidos nos Estados Unidos. Eles utilizam modelos antigos como Impalas, Galaxies, entre outros veículos desse porte. Nesses carros, são instaladas suspenções hidráulicas que movimentam os veículos com um simples comando de controle remoto, e gera o efeito de dança.

Street – São veículos de uso diário, que recebem pequenos detalhes no interior, no exterior e na mecânica, modificações discretas, mas que destacam os carros nas ruas.

Tuning Street – É a evolução do street, customização em que são utilizadas s poilers, aerofólios e outras alterações nos para-choques, além de adesivação e e de faróis modificados.


Rat Rod - praticamente chassi, carroceria enferrujada e motor. Este nome é aplicado em carros da década de 20-30.




Xtreme – É a personalização total do automóvel, interna e externamente, além de motorização, rodas, som, entre outros itens. Geralmente, chegam a custar duas vezes o valor do veiculo original.

VIP - Carros japas luxosos, barcas também, com rodas grandes e socado no chão.




 Japan Domestic Market – Mais conhecida como JDM, são automóveis na essência orientais, que utilizam motorização de alto desempenho, suspenções, além de rodas e pneus preparados para curvas.

Acredito que tenha mais estilos, citei alguns agora fica a dica, quando alterar seu veículo você deve ficar de olho na Legislação, que faz algumas exigências para carros modificados. Os automóveis deste porte devem ser vistoriados e  inspecionados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, que testará a qualidade das alterações.




Por Dentro da Oficina 10 de Abril 2014 Palio,Gol,Stilo,Pug

quarta-feira, 26 de março de 2014

TÁ LIBERADO GALERA PODE REBAIXAR!



Ministério das Cidades

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO
RESOLUÇÃO Nº 479, DE 20 DE MARÇO DE 2014
Alterar o art. 6º da Resolução CONTRAN nº 292, de 09 de agosto de 2008, que dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando das competências que lhe conferem os incisos I e XI do art. 12 da Lei n 9.503 de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, conforme Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito - SNT;
Considerando o disposto na RESOLUÇÃO Nº 463, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2013;
Considerando o que consta do Processo nº 80001.002957/2007-02,
Considerando o que consta do Processo nº 80000.017433/2012-85, resolve:
Art. 1º Esta Resolução altera o art. 6º da Resolução CONTRAN nº 292, de 09 de agosto de 2008, que passa a ter a seguinte redação:
"Art. 6º Os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.
§ 1º Nos veículos com PBT até 3500 kg:
I - o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável.
II - A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.
III - O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.
§ 2º Nos veículos com PBT acima de 3.500 kg:
I - em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal.
II - A verificação do cumprimento do disposto no inciso I será feita conforme o Anexo I.
III - As dimensões de intercambiabilidade entre o caminhão trator e o rebocado devem respeitar a norma NBR NM - ISO 1726.
IV - É vedada a alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou auto direcional.
§ 3º Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veiculo - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo - CRLV a altura livre do solo.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


http://www.jusbrasil.com.br/diarios/68108505/dou-secao-1-26-03-2014-pg-82