quinta-feira, 26 de abril de 2012

Segredos da Arrancada.


Arrancada é um tipo de esporte em que precisão é fundamental. São apenas 402 metros e não mais que alguns segundos para decidir quem é o vencedor. Percepção lenta para responder ao apagar do último semáforo do pinheirinho é significado de derrota. Explorar incorretamente o curso de embreagem, pintar em excesso o asfalto com a borracha de seus pneus ou então errar as trocas de marchas é sinonimo de derrota.
Para derrotar o adversário naqueles 402 metros, além de muita habilidade, é preciso estar bem equipado. Dificilmente sairá vitorioso aquele que possuir um automóvel significativamente inferior. Ao comparar adversários, não falo exclusivamente de potência, mas sim da relação peso/potência e, no caso da arrancada, gostaria também de adicionar tração à famosa equação.
De nada vai adiantar uma grande cavalaria sob o capô se o peso do automóvel é alto. De nada adianta alívio de peso se o motor é de dentista. De nada adianta um motor de superesportivo em chassis de kart se a falta de aderência e derrapagem excessiva lhe impedirem de de transmitir a potência para o chão. Atentando a essa famosa tríade do quarto de milha, é possível regular seu carro para desbancar a maioria dos oponentes, que também estarão buscando reduzir cada milésimo de segundo que conseguirem por meio de modificações em seus bólidos.
A seguir, será listadas algumas dicas de métodos de preparação de motores, suspensão, chassis, rodas e pneus – comuns nas provas de arrancadas brasileiras.
*Alívio de peso.
Se não há para onde evoluir no motor, reduza o maxímo peso que você puder. Se o motor ainda pode ser extensamente trabalhado, reduza peso. Reduza peso, sempre. A relação peso/potência define diretamente o quão rápido seu carro cruzará a linha de chegada ao final dos 402 metros. Tão simples quanto 2 + 2 é 4, menos peso é iqual a melhor desempenho.
Remova tudo o que não é necessário do seu carro. Se você é um piloto amador correndo com seu próprio carro, comece pelo estepe e banco traseiro e no caso daqueles que curtem um som pesado, também façam o favor de realizar essa retirada. Se você está em busca de competições profissionais, não deixe nada senão o banco do piloto.

*Tração.

De nada adianta reduzir o peso se a potência disponível do motor é superior a capacidade de transferi-la para o asfalto. Em caso de cavalaria e torque abundantes, é comum que os pneus mais girem em falso do que catapultem o carro em direção a linha de chegada.
Algumas dicas para reduzir o problema, além de um habilidoso domínio da embreagem, estão na utilização de suspensão, rodas e pneus apropriados. Existem suspensões próprias para arrancadas que impedem a transferência de forças em excesso de um eixo do carro para o outro. Ele persiste pregado no chão. Pneus com compostos específicos melhoram a aderência e rodas de menor peso também contribuirão bastante.

Se o dever de casa for bem feito, haverá tanto grip qu e seus pneus enrolarão asfalto.
*Preparação aspirada.
A maioria dos motores é naturalmente aspirado. Para simplificar, motores aspirados são aqueles que não contam com nenhum dispositivo artificial para alimentação extra de ar e combustível no motor. Mesmo sem contar com artifícios como turbo, compressores e gases especiais, é possível aumentar a potência de seu motor.
Lembre-se que potência é igual a rotacão x torque. Logo, aumentando a força do seu motor (torque) e mantendo a faixa de rotação máxima inalterada, ganha-se potência. Manter o torque e fazer seu motor alçar giros maiores também gera potência. Embora fazer seja mais complicado, e necessario maior investimentos na preparação, a teoria acaba sendo mais simples. Quanto mais partes de ar e combustível conseguirmos fazer explodir dentro das câmaras de combustão, mais potência teremos no motor. Tudo é possível aqui, desde o aumento do diâmetro dos cilindros a formas de alimentação mais eficientes.

*Preparação sobre-alimentada.

Não custa pedir uma ajudinha. Artifícios como turbina e compressores aumentam o volume de ar admitido para a câmara de combustão. Quanto mais ar disponível, mas combustível é necessário para manter a mistura ar/combustível equilibrada.
Melhorando a alimentação aumenta-se a pressão dentro dos cilindros e consequentemente a potência. Hoje em dia existem kits turbo prontos no mercado para a maioria dos motores nacionais. Não são poucas as oficinas capazes de instalarem modificações como essa em sua caranga.
É importante salietar, que mesmo com investimentos não tão altos, mecanismos de sobre-alimentação podem dobrar a potência para qual seu motor foi projetado. Nesse caso é necessário rever a resistêcia de componentes internos do motor assim como capacidade de frenagem, suspensão etc.
Agora feito todo esse procedimento, é necessário regularizar o documento do veiculo de acordo com as  alterações realizadas.

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