O
sistema de escapamento é um conjunto de tubos e silenciadores que tem como
principal função descarregar os gases de combustão do veículo. Ele é composto
dos seguintes componentes seguintes
componentes Coletor de escape, Flexível, Sonda lambda, Catalizador e os
Silenciosos.
Coletor de escape
O
coletor de escape agrupa as várias saídas dos cilindros do motor que ligam ao
escapamento, que por sua vez, elimina os gases resultantes da explosão. Após a
deflagração do combustível no interior abre-se a válvula de escape quando da
subida do pistão e a pressão obriga os gases queimados a saírem, sendo
conduzidos pelo coletor de escape até o escapamento do motor.
Os
coletores de escape costumam ser feitos de ferro fundido e, atingindo
temperaturas de centenas de graus, são sensíveis ao derramamento de água
proveniente de outros pontos do motor, podendo esta provocar o estalar do
mesmo.
Flexível
Flexível
fica localizado logo após o coletor de escape e tem como principais funções eliminar
a rigidez do sistema de escapamento no veículo. O flexível evita a quebra
precoce das outras peças que compõem o sistema e também atenua o ruído e
vibrações.
Sonda lambda
A
sonda lambda, sensor de oxigênio, sensor de O2, por vezes também chamado sensor
EGO (do inglês exhaust gas oxygen), é um dispositivo que envia um sinal
elétrico à injeção eletrônica do automóvel indicando a presença de oxigénio nos
gases de escape, possibilitando o controle da quantidade de combustível a
enviar para o motor.
Problemas
ou travamento da sonda geralmente se manifestam com a oscilação da marcha
lenta, perda repentina de potência e alto consumo de combustível em razão da
mistura errada de ar/combustível, podendo também ser indicativo de outros
problemas.
Catalisador
O
catalisador é um conversor catalítico, formado por um núcleo cerâmico ou
metálico, que abriga uma camada de metais nobres; uma manta expansiva, que
funciona como um isolante térmico; uma cápsula ou carcaça metálica e as flanges
(cones de entrada e saída).
Silencioso Intermediário
Ele
reduz os ruídos (ondas sonoras de alta frequência), melhora o rendimento do
motor e, consequentemente, auxilia na economia de combustível.
Silencioso traseiro
Completando
as funções do silencioso intermediário, reduzindo ondas sonoras de baixa
frequência.
São
tantos componentes que talvez você nem soubesse que existia, por isso tem que
ficar ligado, esse é um componente quase sempre esquecido que só lembramos dele
quando ele fura causando barulhos, mais o problema não é só o barulho que vai incomodar
a você e aos outros, e sim pelo fato dos motores de hoje em dia serem
influenciados pela chamada taxa de contra-pressão dos gases, ou seja, o nível
de gases que sai pelo sistema de exaustão dos carros. Se alguma peça do
escapamento está danificada, sejam os canos ou os silenciadores, há uma mudança
nessa taxa. A alteração pode provocar variações nos motores, principalmente
falhas na marcha lenta, o que resulta em mais consumo de combustível.
Por
isso galera, fiquem ligados nessa peça que fica escondida embaixo do carro!
OBS:
Todo o conteúdo dessa matéria foi feito com base em pesquisas.
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