Virou mania o uso de
adesivos que literalmente "envelopam" os veículos. Inicialmente o
preto fosco era a cor predileta, usada em carros da mesma cor. Agora,
com a facilidade de outras tonalidades, os motoristas correm risco de
pagar multa caso entrem na moda sem comunicar a alteração no Detran de seu
municipio.
A moda surgiu nos Estados Unidos, e o
novo visual do automóvel pode trazer complicações com os fiscais de
trânsito. Os condutores devem ficar atentos, pois quando há uma alteração da
característica original do carro, ou quando a cor fica diferente da que consta
no documento, é necessário registrar a mudança no Departamento
Estadual de Trânsito. O veículo identificado como preto no registro não
precisa fazer alteração no documento para usar adesivo na cor preto
fosco. É necessário fazer alteração quando o automóvel tem a sua pintura
alterada por completo pela adesivagem.
Conhecida também como
adesivamento essa plotagem consiste em
aplicar uma película sobre a lataria do carro e vem sendo procurada para
substituir a pintura.
Para esconder arranhões ou simplesmente mudar a aparência, envelopar um carro chega a ser 70% mais barato do que pintá-lo. Apesar da procura, ainda não é fácil encontrar, em Salvador, empresas especializadas em envelopar carros. No início eram duas empresas aqui em Salvador uma em Simões Filho e outra em Catu, mas agora já existe algumas empresas que trabalham com película para vidros que também já dispõem do serviço.
Para esconder arranhões ou simplesmente mudar a aparência, envelopar um carro chega a ser 70% mais barato do que pintá-lo. Apesar da procura, ainda não é fácil encontrar, em Salvador, empresas especializadas em envelopar carros. No início eram duas empresas aqui em Salvador uma em Simões Filho e outra em Catu, mas agora já existe algumas empresas que trabalham com película para vidros que também já dispõem do serviço.
A economia que o
envelopamento oferece não é contada só pela comparação com os custos de uma
nova pintura. A lavagem do carro envelopado é muito mais simples. Como não tem
brilho, não se usa cera, e como não se entra em contato com a pintura real do
carro, não são necessários tantos cuidados na lavagem, basta água e sabão
neutro e pronto.
A maioria dos usuários procura a película preta fosca, mas outras cores em tom fosco, como amarelo, verde, branco, prata, vermelho e azul, são encontradas. Como a cor preta é a mais procurada, acaba por ser também a mais barata. E a moda se estende também para as motocicletas, para envelopar um moto, não se gasta mais de 180 reais ou seja é muito mais barato usar essa tecnica ao invés de optar por uma pintura tradicional.
A maioria dos usuários procura a película preta fosca, mas outras cores em tom fosco, como amarelo, verde, branco, prata, vermelho e azul, são encontradas. Como a cor preta é a mais procurada, acaba por ser também a mais barata. E a moda se estende também para as motocicletas, para envelopar um moto, não se gasta mais de 180 reais ou seja é muito mais barato usar essa tecnica ao invés de optar por uma pintura tradicional.
*Mão de obra é a parte mais cara.
Os preços da película
não variam muito, já que não são tantos os fornecedores locais. O que vai fazer
a diferença no preço é a mão de obra. A película nacional custa entre 15 e 20
reais o metro, sendo necessário em torno de 10 a 12 metros para, por exemplo,
envelopar um Celta.
Ou seja, de material se gasta neste tipo de carro, em média, 200 reais. A mão de obra, no entanto, que chega a consumir até três dias de trabalho, pode chegar a 450 reais.
O preço pode subir muito ainda se o cliente quiser películas importadas, que podem ser até o dobro do preço.
Há também uma película especial de fibra de carbono, que chega a custar 250 reais o metro. Esta, que tem uma textura diferente, fibrosa, usada mais para colocar em detalhes como retrovisor e maçanetas, etc.
Ou seja, de material se gasta neste tipo de carro, em média, 200 reais. A mão de obra, no entanto, que chega a consumir até três dias de trabalho, pode chegar a 450 reais.
O preço pode subir muito ainda se o cliente quiser películas importadas, que podem ser até o dobro do preço.
Há também uma película especial de fibra de carbono, que chega a custar 250 reais o metro. Esta, que tem uma textura diferente, fibrosa, usada mais para colocar em detalhes como retrovisor e maçanetas, etc.
*Não há problemas com o Detran.
A resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), dispõe que só quando se altera a cor do veículo em mais de 50% é que se configura a mudança de característica, o que exige uma nova documentação. No caso de um carro que era preto e só mudou de tom, para preto fosco, não há alteração real.
Ainda que nos casos de adesivamento, que usem
película de cor diferente da indicada na documentação do veículo, é necessário
um procedimento simples e pouco custoso. Se faz uma vistoria no Detran e
se paga uma taxa. São 14 reais para o veículo que modificou a cor em menos de
50% e para quem foi além disso, a taxa é de 34 reais.
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