segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Sistema de escapamento

O sistema de escapamento é um conjunto de tubos e silenciadores que tem como principal função descarregar os gases de combustão do veículo. Ele é composto dos seguintes componentes  seguintes componentes Coletor de escape, Flexível, Sonda lambda, Catalizador e os Silenciosos.



Coletor de escape
O coletor de escape agrupa as várias saídas dos cilindros do motor que ligam ao escapamento, que por sua vez, elimina os gases resultantes da explosão. Após a deflagração do combustível no interior abre-se a válvula de escape quando da subida do pistão e a pressão obriga os gases queimados a saírem, sendo conduzidos pelo coletor de escape até o escapamento do motor.

Os coletores de escape costumam ser feitos de ferro fundido e, atingindo temperaturas de centenas de graus, são sensíveis ao derramamento de água proveniente de outros pontos do motor, podendo esta provocar o estalar do mesmo.



Flexível
Flexível fica localizado logo após o coletor de escape e tem como principais funções eliminar a rigidez do sistema de escapamento no veículo. O flexível evita a quebra precoce das outras peças que compõem o sistema e também atenua o ruído e vibrações.



Sonda lambda
A sonda lambda, sensor de oxigênio, sensor de O2, por vezes também chamado sensor EGO (do inglês exhaust gas oxygen), é um dispositivo que envia um sinal elétrico à injeção eletrônica do automóvel indicando a presença de oxigénio nos gases de escape, possibilitando o controle da quantidade de combustível a enviar para o motor.

Problemas ou travamento da sonda geralmente se manifestam com a oscilação da marcha lenta, perda repentina de potência e alto consumo de combustível em razão da mistura errada de ar/combustível, podendo também ser indicativo de outros problemas.



Catalisador
O catalisador é um conversor catalítico, formado por um núcleo cerâmico ou metálico, que abriga uma camada de metais nobres; uma manta expansiva, que funciona como um isolante térmico; uma cápsula ou carcaça metálica e as flanges (cones de entrada e saída).



Silencioso Intermediário
Ele reduz os ruídos (ondas sonoras de alta frequência), melhora o rendimento do motor e, consequentemente, auxilia na economia de combustível.



Silencioso traseiro
Completando as funções do silencioso intermediário, reduzindo ondas sonoras de baixa frequência.




São tantos componentes que talvez você nem soubesse que existia, por isso tem que ficar ligado, esse é um componente quase sempre esquecido que só lembramos dele quando ele fura causando barulhos, mais o problema não é só o barulho que vai incomodar a você e aos outros, e sim pelo fato dos motores de hoje em dia serem influenciados pela chamada taxa de contra-pressão dos gases, ou seja, o nível de gases que sai pelo sistema de exaustão dos carros. Se alguma peça do escapamento está danificada, sejam os canos ou os silenciadores, há uma mudança nessa taxa. A alteração pode provocar variações nos motores, principalmente falhas na marcha lenta, o que resulta em mais consumo de combustível.
Por isso galera, fiquem ligados nessa peça que fica escondida embaixo do carro!


OBS: Todo o conteúdo dessa matéria foi feito com base em pesquisas.

Garagem do Bellote TV: Mini Morris (motor 1.4 injetado, 105 cv)